Tenho recebido mensagens de muitas professoras de bebês solicitando ideias para suas aulas on-line com os bebês.
De fato, preparar aulas on-line para as crianças tem sido um grande desafio para professores de Educação Infantil. Tenho visto muitos profissionais guerreiros enfrentando seus medos e se reinventando para garantirem o direito à educação dos seus alunos. Parabéns meus colegas, sinto muito orgulho de vocês! É no empenho de uma tarefa que a tornamos especial, mesmo que haja falhas, pois todos nós estamos num processo contínuo de aperfeiçoamento e aprendizagens.
E para você, professora de bebês, gostaria de oferecer algumas dicas para que suas aulas sejam significativas e alcancem a efetividade:
1. Conheça um pouco o contexto familiar em que a criança vive: saber um pouco mais sobre a realidade destas famílias poderá te ajudar no planejamento das atividades propostas. Estude as possibilidades existentes de espaço, interação familiar, materiais e outros elementos importantes para a efetividade das vivências.
2. Interaja com os pais: explique a eles como será a proposta ensinando-lhes como interagir com a criança e dando-lhes devolutivas sempre que retornarem.
3. Proponha atividades que permitirão interação entre a família com a criança. Se for para fazer vídeos, que a maior parte deles seja para os pais como uma forma mais elaborada de ajudá-los a compreenderem visualmente a proposta didática.
4. Quando necessária a utilização de materiais, peça aqueles que sejam possíveis. De quê adianta propor uma atividade com recursos que não existem na casa? Isso só vai frustrar você e a família!
5. Ofereça experiências que contribuam para o desenvolvimento motor do bebê. As crianças aprendem muito com o movimento corporal. No caso dos bebês essas experiências são essenciais para o seu desenvolvimento. Pense em possibilidades que possam ajudá-lo a rolar o corpo, engatinhar, fica de pé, andar etc.
6. Quer dicas de atividades para os bebês? Sonde os posts desta página ou do meu Instagram! Aqui há muitas possibilidades repletas de aprendizagens!
E se você é uma mãe ou um pai que está lendo isto, lembre-se da importância que o(a) professor(a) tem na educação de seu filho e faça com ele(a) esta parceria! Dialogue, tire suas dúvidas, valide as propostas e caminhem juntos! Quanto mais nos ajudarmos, mais condições favoráveis criamos para superar esta fase!
Um grande abraço!
Comments